A AECOA tem 2 departamentos, com vários Gabinetes ao serviço dos seus associados:


1 – DEPARTAMENTO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

As atividades deste departamento visam o reforço da capacidade associativa da AECOA e o bom desenvolvimento das respetivas relações institucionais. É constituído pelos seguintes Gabinetes:

– Gabinete de Apoio ao Associativismo

Este Gabinete tem como responsabilidades a divulgação das atividades da associação; a organização de eventos, promoção de encontros, seminários e conferências; a coordenação e emissão de edições e publicações; a coordenação de um centro de documentação e informação (bases de dados regionais, nacionais e europeias); contatos com órgãos de comunicação social. Entre outras, são suas atribuições a Assessoria Jurídica à Associação, no âmbito das seguintes áreas jurídicas: Direito das associações; Direito do Trabalho; Direito Comercial e Civil; Direito Fiscal; Direito Comunitário; Direito Administrativo; Elaboração de pareceres; Elaboração, Gestão e Aconselhamento de Protocolos de Cooperação; Elaboração de contratos; Reconhecimentos e autenticações; Apoio jurídico em pequenos procedimentos e requerimentos judiciais; Direito da Formação Profissional e dos Programas Europeus; Apoio à associação na área jurídica em geral.

– Gabinete de Relações Institucionais

Este Gabinete tem como objetivo estabelecer a ligação com todas as instituições com que a AECOA colabora; promover contatos com instituições relevantes para a atividade da Associação; fazer a intermediação entre os Associados e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e/ou outras instituições públicas, nomeadamente ao nível da obtenção das respostas a questões levantadas por estes.

2 – DEPARTAMENTO DE APOIO À ATIVIDADE EMPRESARIAL

Este Departamento tem a seu cargo a Assessoria Jurídica, o desenvolvimento de projetos, o apoio na área dos recursos humanos, das novas tecnologias e da formação profissional, bem como o apoio genérico à promoção e ao desenvolvimento empresarial. É constituído por cinco Gabinetes:

– Gabinete de Apoio à Atividade Empresarial

Este Gabinete tem sob sua responsabilidade o desenvolvimento de projetos, financiados ou não, para as empresas, conjuntos, coletivos ou individuais, nomeadamente nas seguintes áreas:

  • Organização de missões empresariais ao/do estrangeiro;
  • Promoção de contatos com entidades relevantes do mundo empresarial;
  • Gestão da Bolsa de Negócios;
  • Divulgação dos programas de apoio às empresas;
  • Estudos económicos;
  • Estudos diversos de interesse para o desenvolvimento empresarial;
  • Conceção de planos de promoção e divulgação para as empresas;
  • Organização de feiras/mostras e exposições para as empresas;
  • Organização de seminários temáticos;
  •  Gestão;
  • Reforço da competitividade;
  • Inovação e Desenvolvimento;
  •  Marketing;
  • Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
  • Incentivos ao Investimento;
  • Apoio à definição de estratégias de desenvolvimento;
  • Apoio à Internacionalização;
  • Ecoeficiência.

– Gabinete de Recursos Humanos

Este presta informações dos candidatos inscritos na Bolsa de Emprego para fins de: recrutamento de colaboradores; estágios curriculares; contratação ao abrigo do Programa Nacional de Estágios; outros apoios à contratação; elaboração de candidaturas à medida cheque-formação. Este Gabinete efetua igualmente o acompanhamento às empresas, como entidade organizadora dos processos de candidatura aos programas de estágio em vigor, e o fornecimento de informações sobre os apoios à contratação em vigor.

– Gabinete de Novas Tecnologias

Este Gabinete promove o acompanhamento dos Associados nesta área estratégica, nomeadamente: levantamento de necessidades na área das novas tecnologias junto dos Associados; coordenação da elaboração de propostas para colmatar as necessidades identificadas; acompanhamento/apoio e fomento da implementação das medidas, direcionadas para o desenvolvimento tecnológico das empresas Associadas; desenvolvimento de parcerias com entidades do sistema científico.

– Gabinete Jurídico

Este desenvolve um trabalho de atendimento aos Associados e consequente estudo das questões que lhe são colocadas, de forma a emitir o competente parecer nas seguintes áreas: Direito do Trabalho; Direito Comercial e Civil; Direito Fiscal; Direito Comunitário; Direito Económico; Direito Penal Económico; Reconhecimentos e autenticações.

– Gabinete de Formação Profissional

Este gabinete tem a seu cargo a execução de todas as tarefas inerentes às candidaturas e desenvolvimento da formação profissional organizada pela AECOA, enquanto entidade certificada pela DGERT, nomeadamente: apresentação de candidaturas; recrutamento de formadores e formandos; garantia do normal desenrolar da formação e do preenchimento e fornecimento de todos os documentos necessários e exigidos para o bom funcionamento da mesma; garantia da avaliação da formação.