A AECOA tem 2 departamentos, com vários gabinetes ao serviço dos seus associados:


O DEPARTAMENTO DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
, cujas atividades visam o reforço da capacidade associativa da AECOA, bem como o bom desenvolvimento das suas relações institucionais e é constituído pelos seguintes gabinetes:

GABINETE DE APOIO AO ASSOCIATIVISMO. Este gabinete tem como responsabilidades a divulgação das atividades da associação; a organização de eventos, promoção de encontros, seminários e conferências; a coordenação e emissão de edições e publicações; a coordenação de um centro de documentação e informação (bases de dados regionais, nacionais e europeias); contactos com os órgãos de comunicação social, entre outras atribuições neste gabinete inclui-se:

  • ASSESSORIA JURÍDICA à associação, no âmbito das seguintes áreas jurídicas: Direito das associações; Direito do Trabalho; Direito Comercial e Civil; Direito Fiscal; Direito Comunitário; Direito Administrativo; Elaboração de pareceres; Elaboração, Gestão e Aconselhamento de Protocolos de Cooperação; Elaboração de contratos; Reconhecimentos e autenticações; Apoio jurídico em pequenos procedimentos e requerimentos judiciais; Direito da Formação Profissional e dos Programas Europeus; Apoio à associação na área jurídica em geral.
  • O GABINETE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, que visa fazer a ligação com todas as instituições com que a AECOA colabora; promover contactos com instituições relevantes para a atividade da associação; fazer a intermediação entre os associados e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, bem como outras instituições públicas, em questões, por estes, levantadas.

O DEPARTAMENTO DE APOIO À ATIVIDADE EMPRESARIAL, que tem a seu cargo a assessoria jurídica, o desenvolvimento de projetos, o apoio na área dos recursos humanos, das novas tecnologias e da formação profissional e o apoio genérico à promoção e desenvolvimento empresarial, e é constituído por cinco gabinetes:

  1. O GABINETE DE APOIO À ATIVIDADE EMPRESARIAL, tendo a seu cargo o desenvolvimento de projetos, financiados ou não, para as empresas, conjuntos, coletivos ou individuais, nomeadamente, nas seguintes áreas:
    • – Organização de missões empresariais ao/do estrangeiro;
    • – Promoção de contactos com entidades relevantes do mundo empresarial;
    • – Gestão da bolsa de negócios;
    • – Divulgação dos programas de apoio às empresas;
    • – Estudos económicos;
    • – Estudos diversos de interesse para o desenvolvimento empresarial;
    • – Conceção de planos de promoção e divulgação para as empresas;
    • – Organização de feiras/mostras e exposições para as empresas;
    • – Organização de seminários temáticos;
    • – Gestão;
    • – Reforço da competitividade;
    • – Inovação e Desenvolvimento;
    • – Marketing;
    • – Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
    • – Incentivos ao Investimento;
    • – Apoio à definição de estratégias de desenvolvimento;
    • – Apoio à Internacionalização;
    • – Eco eficiência.
  2. O GABINETE DE RECURSOS HUMANOS, que presta informações dos candidatos inscritos na Bolsa de Emprego para fins de: recrutamento de colaboradores; estágios curriculares; contratação ao abrigo do Programa Nacional de Estágios; outros apoios à contratação; elaboração de candidaturas à medida cheque-formação. Este gabinete também efetua o acompanhamento às empresas, como entidade organizadora, dos processos de candidatura aos programas de estágio em vigor, e o fornecimento de informações sobre os apoios à contratação em vigor.
  3. O GABINETE DE NOVAS TECNOLOGIAS, que promove o acompanhamento e desenvolvimento dos associados nesta área estratégica, nomeadamente: o desenvolvimento de levantamentos de necessidades na área das novas tecnologias junto dos associados; a coordenação da elaboração de propostas para colmatar as necessidades identificadas; o acompanhamento/apoio e fomento da implementação das medidas, direcionadas para o desenvolvimento tecnológico das empresas associadas; o desenvolvimento de parcerias com entidades do sistema científico.
  4. O GABINETE JURÍDICO, que desenvolverá um trabalho de atendimento aos associados e consequente estudo das questões que lhe são colocadas, de forma a emitir o competente parecer nas seguintes áreas: Direito do Trabalho; Direito Comercial e Civil; Direito Fiscal; Direito Comunitário; Direito Económico; Direito Penal Económico; Reconhecimentos e autenticações.
  5. O GABINETE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, que tem a seu cargo a execução de todas as tarefas inerentes às candidaturas e desenvolvimento da formação profissional organizada pela associação, enquanto entidade certificada pela DGERT, nomeadamente: apresentação das candidaturas; recrutamento dos formadores e formandos; garantir o normal desenrolar da formação e o preenchimento e fornecimento de todos os documentos necessários e exigidos para o bom funcionamento da mesma; garantir a avaliação da formação.