Wake Up 4.0 chega ao fim da ‘busca’ de ideias de negócio inovadoras de base tecnológica

AECOA / INOV entregam prémios aos vencedores

 

No próximo dia 06 de junho, serão conhecidas as ideias de negócio vencedoras dos dois Prémios Finais do projeto Wake Up 4.0, que, nesse mesmo dia, recebê-los-ão das mãos das entidades promotoras: AECOA e INOV INESC.

Na próxima terça-feira, 06 de junho, entre as 15h30 e as 18h00, serão apresentadas as oito ideias de negócio finalistas, que, entre muitas outras, captaram a atenção do júri, ao longo de vários meses, no âmbito do projeto Wake Up 4.0, um programa para a criação de novas empresas de base tecnológica. Neste dia, os jurados – representantes das entidades promotoras do projeto (Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis – AECOA e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação – INOV), bem como um responsável do tecido empresarial irão decidir quais as que levarão na bagagem prémios pecuniários, num valor total de cinco mil euros, um apoio que irá contribuir, julgamos, para o arranque dessas startups.

Este evento está aberto ao público, mas sujeito a inscrição, que deve ser feita através do telefone 256 668 823 ou email: celia.sousa@aecoa.pt

Um longo percurso até a um final ‘aguerrido’

O percurso até aqui não foi fácil nem apareceu do nada. Ao longo de dois anos, sensivelmente, o Wake Up 4.0 levou a cabo um conjunto de atividades e ações, com o consórcio promotor a não se poupar a esforços no sentido de divulgar e promover o projeto.

Visita ao PCI Aveiro por alguns dos candidatos aos prémios das melhores ideias no âmbito do projeto Wake Up 4.0

 

Foram realizadas sessões de sensibilização em estabelecimentos de ensino secundário e superior, nomeadamente na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), ambos polos da Universidade de Aveiro; Escola Profissional de Aveiro, Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP); e Secundária João Gonçalves Zarco, entre outras. Quatro Workshops de Geração e Captação de Ideias levaram o Wake Up 4.0 às unidades de formação e ensino anteriores, bem como à Escola Profissional Ruiz Costa, enquanto as diversas Sessões de Capacitação de Empreendedores passaram pelo Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGAYA) com o tema “Modelos e Planos de Negócio“. Já no ISEP, foram três as temáticas que estes encontros com jovens e potenciais empreendedores abordaram: “Como financiar ideias de negócio“, “SMART Entrepreneurship – Soft Skills” e “Marketing e Comunicação“.

Uma oficina de trabalho em coworking entre todos os participantes na PCI – Creative Science Park em Aveiro, dez sessões online com empreendedoresPodcastSMART Talks“; e três Hackathons – um no IPCA Campus de Barcelos, um no ISPGAYA e um no ISEP foram mais ações desenvolvidas no âmbito do projeto Wake Up 4.0 pela AECOA/ INOV. Mas o programa não se ficou por aqui e concretizou-se totalmente: Mais quatro Sprints de Inovação – ISPAGAYA: “Modelo de Negócios” e “Prototipagem e MVP“; ISEP: “Plano de Negócios”; e SANJOTEC: “Soluções e Ferramentas para Gestão da Indústria 4.0” completaram um percurso, ao longo do qual se foram juntando jovens e empreendedores, criadores e inventores, com ideias inovadoras de base tecnológica, e claro mentores para catapultar e adaptar as ideias à realidade do mundo empreendedor dos negócios.

Recorde-se que este projeto pretendeu estimular e capacitar os jovens nos domínios do empreendedorismo qualificado, e incentivá-los à criação da sua própria empresa de base tecnológica e alinhada com a Indústria 4.0 (i4.0).  Para além de promover o desenvolvimento de competências dos mais jovens, este programa teve ainda como objetivos alavancar a criação efetiva de novas empresas e dar resposta aos desafios da indústria, nomeadamente promovendo soluções alinhadas com a 4.ª revolução industrial, entre outros.

Entidades envolvidas

O consórcio AECOA / INOV contou, nesta ‘empreitada’ lque decorreu ao longo de dois anos sensivelmente, com as ‘portas sempre abertas’ de muitos estabelecimentos de ensino curricular e escolas profissionais já citados, bem como os préstimos da UniTEC- Unidade das Tecnologias (Sever de Vouga) e UniTER – Unidade do Terciário (Aveiro). Também a cooperação de incubadoras e aceleradoras, como a SANJOTEC (S. J. Madeira) e PCI – Creative Science Park (Aveiro), foi fundamental, a que se juntou uma série de startups: Azitek, SCUBIC, Xhockware, Ubiwhere, WingDriver, Didimo, Primetag, DESFO Holding, VORTEX CoLAB, Agrogrin, entre outros.

O projeto WAKE UP 4.0 @ Promoting Entrepreneurial Spirit and Innovate Start-Ups for Industry é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 454.217,11 euros, dos quais 386.084,54 euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE).

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.