AECOA representada ao mais alto nível na posse do reeleito Diretor da ESAN
Parcerias com empresas continua a ser uma aposta
“Às vezes é difícil para mim falar desta escola, porque esta escola faz parte da minha vida. Acabo sempre por falar desta escola de uma forma bastante apaixonada”. Estas foram as primeiras palavras de Martinho Oliveira, reeleito Diretor da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), na tomada de posse que, pela primeira vez, decorreu nas próprias instalações da ESAN. A AECOA esteve representada ao mais alto nível, com a presença do seu Presidente António da Silva Rodrigues.
“Gosto de olhar para o passado, perceber bem o que é o passado, estar bem ciente do que é o presente, de forma a podermos projetar o futuro”, defendeu o docente eleito para o terceiro mandato à frente dos destinos da ESAN. A acompanhá-lo estão, novamente, os docentes Cármen Guimarães, António Gomes e Paulo Lima. Uma equipa que o vai apoiar a enfrentar os grandes desafios que tem pela frente, não só ao nível de organização e logística interna, como estruturais e de edificação de novos empreendimentos hoteleiros, cada vez mais imprescindíveis ao crescimento desta Escola Superior.
“Neste momento, estamos a trabalhar na questão do alojamento social. O projeto está a ser elaborado pela nossa equipa de arquitetura e, se tudo correr bem, durante o próximo ano, iniciaremos a obra. Julgo que, em 2025/2026, haverá condições para as residências entrarem em funcionamento”, augurou.
Com esta fase do empreendimento concluída, “que os nossos alunos merecem e exigem” e para o qual “contamos com parceiros, como a Câmara Municipal e a AECOA, através do seu presidente, Sr. António Rodrigues”, outros passos se agigantam, no sentido de permitir alargar o edificado da ESAN, neste momento a debater-se com sérias dificuldades para albergar todos os estudantes, serviços e demais atividades próprias do seu funcionamento. Como reconheceu Martinho Oliveira, “o maior desafio estratégico para o quadriénio 2023-2027 é a edificação de novos espaços, que permitam dar uma nova dimensão a esta escola”, concentrando as três áreas de intervenção: social, ensino e cooperação. Sem grandes promessas e com ‘prognósticos reservados’, o Diretor reeleito vaticinou que, no final deste mandato, “a ESAN possua uma maior capacidade hoteleira, com bases bem estruturadas para tornar a escola num Campi mais próximo da qualidade e da excelência, caraterísticas dos restantes da Universidade de Aveiro”.
Se este plano de intervenção ao nível dos empreendimentos físicos é muito importante para a Escola Superior Aveiro Norte, localizada em Oliveira de Azeméis, no programa de atividades para este quadriénio inscrevem-se, ainda, a abertura de novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), de mais uma Licenciatura e de um Mestrado, caso sejam aprovados superiormente.
Aumentar a área da investigação é, também, outra aposta, que não deixa de ser de extrema importância para promover e intensificar a interligação com as empresas, nomeadamente “através do desenvolvimento de trabalhos de doutoramento em contexto empresarial”. No fundo, nada mais é do que prosseguir a filosofia que está na génese e no ADN desta Escola Politécnica da Universidade de Aveiro, que tem pugnado pelo estabelecimento de parcerias e consórcios com o tecido empresarial de Oliveira de Azeméis e da região, o que muito apraz à AECOA registar.
“Quero agradecer a todos que aqui estão, neste auditório, desde a primeira fila à última, começando pela AECOA, através do seu Presidente, senhor António da Silva Rodrigues. Mais do que Presidente da AECOA, ele representa aqui toda componente industrial, empresarial desta dinâmica região de Oliveira de Azeméis. Para além disso, tem sido um grande amigo desta Escola”. Reitor Universidade de Aveiro Paulo Jorge Ferreira
Leave a Reply