Integrada na visita à ESAN-UA

Associação Empresarial recebeu Ana Abrunhosa 

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na sede da AECOA, na passada sexta-feira. A visita surgiu no âmbito da apresentação da ‘Fábrica do Futuro’, um projeto da ESAN-UA, que pretende promover uma maior cooperação entre a comunidade académica e as empresas.

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) recebeu a Ministra Ana Abrunhosa, aquando da visita da responsável governamental à Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro (ESAN-UA), entidade em cujas instalações se situa a sede da AECOA. A receber a titular da pasta da Coesão Territorial esteve a Vice-presidente da Direção da Associação Empresarial, Rosélia Gonçalves, em representação do Presidente, António da Silva Rodrigues, que, por imprevistos de última hora, não pôde estar presente.

Na oportunidade, Ana Abrunhosa inteirou-se da atividade desenvolvida pela AECOA, nomeadamente ao nível dos projetos financiados pelos fundos comunitários, numa passagem muito rápida pelos gabinetes desta entidade representativa dos interesses do tecido empresarial de Oliveira de Azeméis em particular e da região Norte de um modo geral.

A Ministra esteve em Oliveira de Azeméis na passada sexta-feira, dia 28 de maio, onde lançou a primeira pedra da requalificação da Casa Sequeira Monterroso, que irá albergar o futuro Fórum Municipal, e, entre outros, tomou conhecimento do projeto que a ESAN-UA possui para a Quinta do Comandante – Parque do Cercal, onde se localiza.

‘Fábrica do Futuro’

O futuro trará a este campus universitário da Quinta do Comandante, em Oliveira de Azeméis, mais cooperação com as empresas. Sob a designação de ‘Fábrica do Futuro’, o projeto pretende implementar um ecossistema de inovação e cooperação, que responderá às necessidades das empresas.

O complexo englobará dez edifícios, já incluindo o atual, com valências ligadas à inovação e ao desenvolvimento tecnológico com empresas, e outras de suporte a atividades letivas e aos estudantes, como uma aldeia estudantil, cantina e uma estrutura de networking, incluindo auditório.

Numa primeira fase surgirá, então, a designada ‘Fábrica do Futuro’, um espaço de desenvolvimento e teste de soluções para a indústria do futuro, cuja conceção está mais avançada do que as restantes e é considerada a prioridade de todo o complexo. A criação de espaços colaborativos para acolher Projetos de Interesse Estratégico Regional (PIER) terá também primazia neste plano, que integra ainda estruturas dedicadas à gestão e design industrial e ao apoio e incubação de ideias de negócio. A construção deste complexo contará com o apoio dos fundos comunitários.

O plano e respetiva maqueta da ‘Fábrica do futuro’ foram apresentados à Ministra Ana Abrunhosa, pelo Diretor da ESAN-UA, Martinho Oliveira, sob a presença do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Deputado na AR, Bruno Aragão, da Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis e do seu homólogo do órgão executivo, Helena Santos e Joaquim Jorge Ferreira, respetivamente, e da Vice-Presidente da AECOA, Rosélia Gonçalves, entre outras entidades, e pessoal docente e não docente da ESAN.

Na apresentação da maquete da ‘Fábrica do Futuro’ à Ministra da Coesão Territorial (à dir.ª), Ana Abrunhosa, pelo Diretor da ESAN (dir.ª), Martinho Oliveira, vendo-se ao centro a Vice-Presidente da AECOA, Rosélia Gonçalves, e à esq.ª os Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, respetivamente Helena Santos e Joaquim Jorge Ferreira (1.º à esq.ª), e, ainda, o Deputado oliveirense na Assembleia da República, Bruno Aragão.
Um pormenor durante a visita às instalações da Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro.
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *