-
Sustentabilidade ambiental no setor agroalimentar
Com a designação Agenda InsectERA, este consórcio, constituído em 2021 por 38 empresas e centros de investigação, pretende desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos, com soluções para a área alimentar (animal e humana), indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de compostos de baixa toxicidade.
A Agenda InsectERA traz assim soluções alimentares/nutricionais alternativas que vão dar resposta às novas necessidades do setor, como o aumento da população mundial, as alterações climáticas e o desperdício alimentar. Até 2030 estima-se uma produção de 260 mil toneladas de produtos à base de insetos em toda a Europa, entre os quais insetos inteiros, ingredientes para insetos e produtos incorporados com insetos comestíveis.
O investimento da ImsectERA totaliza os 57.4 milhões de euros para colocar Portugal na vanguarda da indústria dos insetos, e abrange todo o ciclo de inovação, desde Investigação&Desenvolvimento até ao fabrico e comercialização dos produtos no mercado, apoiando-se na produção tecnologicamente avançada. Representa um conjunto de projetos e iniciativas empresariais que visam fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções com elevado valor acrescentado.
Entre os objetivos gerais da Agenda Mobilizadora, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, estão a criação três novas fábricas de produção de produtos derivados de insetos, a criação de uma fábrica de produção de quitosano e de um centro logístico, onde se prevê gerar 150 novos postos de trabalho. Estão também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado.
O consórcio envolve três produtores de insetos em Portugal, Ingredient Odissey, Thunderfoods e The Cricket Farm Co., a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e IPlantProject CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Silvex, Mesosystems, Sorga, Savinor, Nutrifarms, Rações Zêzere, Sensetest, Solfarco, entre outras.
insectera.pt
Leave a Reply