Outubro: Um mês ‘em grande’ na AECOA

Mais de três dezenas de participantes frequentaram ações de formação e/ou capacitação, ou, ainda, workshops promovidos pela AECOA em outubro. Um mês que já regista uma atividade intensa e ainda vai a meio.

Alguns dos formandos deste módulo do projeto Ação-Formação MOVE PME, promovido pela AECOA.

O relacionamento com o cliente nem sempre é fácil. Saber estabelecer empatia com este elo tão importante num negócio, num projeto ou numa transação (…) foi apenas um dos numerosos objetivos do último módulo da temática ‘Organização e Gestão’, no âmbito da Formação Interempresas do projeto de Formação-Ação MOVE PME, promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA). Assim, nos passados dias 09, 10, 16 e 17 do corrente, cumpriu-se mais uma etapa do programa, com a abordagem do tema ‘Gestão Comercial e Marketing’, a cargo da entidade formadora (Mundiconsulting).

Durante 25 horas, mais de uma dezena de formandos vindos de diversas empresas ouviram e, muito melhor, debateram e participaram ativamente acerca da forma de abordagem e de aproximação que se deve desenvolver junto do cliente: saber interpretar o seu comportamento, (re)conhecer as suas necessidades e direcioná-las para o produto e/ou serviço que se pretende vender, estabelecer um relacionamento duradouro e até saber gerir reclamações e conflitos, entre tantos outros, foram os propósitos desta formação. Esta ação desenvolveu igualmente as competências dos participantes nas perspetivas do marketing e da comunicação, chamando a atenção para questões muito concretas, como por exemplo o primeiro contato com o cliente, o atendimento telefónico, técnicas de apresentação de preços e produtos, trabalho de equipa, capacidade de influência, flexibilidade, resiliência, assertividade, criatividade, stresse, motivação, escuta ativa, acompanhamento pós-venda, entre outros. Foram, igualmente, deixados conceitos e dicas sobre redes sociais, networking, estratégias comerciais, e-mails, prospeção, etc..

Para breve está agendado o 1.º módulo da temática ‘Economia Digital’. Trata-se do subtema ‘Marketing Digital’, cujo número de horas e o formato preveem-se idênticos a estes dias de formação, que culminaram num pequeno coffee break, oferecido pela AECOA.

Recorde-se que este programa de Formação-Ação Move PME enquadra-se no Eixo III do POCI – COMPETE e tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e à mudança.

 

Da contabilidade à exportação…

O economista Eduardo Carvalho veio falar de contabilidade a gestores da região pela mão da AECOA.

A azáfama deste mês não se fica pela formação do projeto MOVE PME. O passado dia 16 foi marcado pela ação de capacitação ‘Contabilidade para gestores’, promovida pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis e orientada pelo professor catedrático Eduardo Carvalho. Quase em jeito de ‘tertúlia’, as quatro horas passaram-se num ápice com uma profícua troca de impressões e experiências entre os participantes e o moderador. Sem imposições de programas extensos nem monólogos, a abordagem foi muito rica de exemplos e exercícios, o que é sempre muito eficaz para quantos pretendem esclarecer dúvidas e problemas concretos que surgem diariamente nas empresas.

Com este tipo de abordagem, Eduardo Carvalho conseguiu captar a atenção dos presentes e, simultaneamente, enquadrar a contabilidade enquanto sistema de informação e veicular algumas noções básicas sobre o património, a conta, o balanço, a demonstração de resultados, normalização contabilística, lançamentos, débitos e créditos, entre tantas outras.

O docente universitário, que é também economista, consultor, gestor financeiro e administrador de empresas, regressa a Oliveira de Azeméis, novamente a convite da AECOA, nos próximos dias 21 e 22 de novembro para mais uma ação de capacitação, desta vez em período pós-laboral (18h30 / 21h30). O tema será ‘Negociação com a Banca Comercial’ e promete gerar muito interesse. As inscrições estão abertas (geral@aecoa.pt | 256 668 824).

Mais um workshop do Ciclo de Formação ‘Exportar’ da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis

Também abertas estão as inscrições para o 7.º workshop do Ciclo de Formação ‘Exportar’ (geral@aecoa.pt | 256 668 824), que a Associação Empresarial está a promover desde abril deste ano, sob a orientação do consultor especializado J. Brandão de Sousa (Olivetree).

Esta oficina de trabalho decorre no dia 15 do próximo mês, no horário habitual (14h00/18h00) e tem como temática as ‘Questões Culturais e Negociação Internacional’.De salientar que a última sessão teve lugar na passada quinta-feira, dia 18 de outubro. Os conceitos básicos da ‘Logística de Exportação’ estiveram em destaque, nomeadamente nas áreas das embalagens, transportes e seguros. Os intervenientes foram unânimes em admitir novamente que a ação decorreu dentro das expetativas e até as superou.

Este Ciclo de Formação ‘Exportar’ conta já com um grupo de participantes muito homogéneo, vindos de diversas empresas da região, alguns dos quais participam desde os primeiros workshops, o que deixa a entidade promotora muito satisfeita. Espera-se a sua continuidade até janeiro de 2019.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.