Órgão deliberativo aprovou e felicitou o trabalho realizado no último ano
AECOA ‘arquivou’ 2023 com excelentes resultados
O Relatório de Gestão e Contas do ano transato da AECOA foi aprovado, por unanimidade, em sede de Assembleia Geral. Como ideia-chave de salientar a consolidação desta Associação Empresarial e o sucesso generalizado ao nível dos projetos que teve em curso no âmbito do ‘Portugal 2020’, todos concluídos e encerrados.
“O ano de 2023 foi um ano de crescimento e de consolidação”. Este foi o ‘pontapé-de-saída’ dado pelo diretor executivo, após lhe ser concedida a palavra pelo presente do órgão deliberativo, Casimiro de Almeia (Lactogal). António Pinto Moreira prosseguiu: “A AECOA conseguiu encerrar todas as ações dos cinco Projetos em execução, no âmbito do Portugal 2020, com taxas de execução superiores a 90%”. E mais: “Executámos com sucesso a missão que nos propusemos. Afirmámos, de forma inequívoca e amplamente reconhecida, a imagem da AECOA como um dos agentes empresariais do desenvolvimento da nossa Região, através dos diversos eventos que promovemos”.
No que diz respeito às contas, é de salientar um saldo positivo superior a 32.500 euros, transferido para resultados transitados e que já havia sido aprovado pelo Conselho Fiscal, com voto de louvor.
Rede de parceiros enriquecida
Uma das ações que tem vindo a ser construída ao longo dos anos e consolidada, de forma mais consistente, em 2023, foi a afirmação da AECOA enquanto parceiro de importância reconhecida no universo académico e de investigação (ver em baixo): “Estreitámos e aprofundámos laços de proximidade com entidades do Sistema Científico e Tecnológico, e entidades do Ensino”, sublinhou Pinto Moreira para, mais tarde, adiantar mesmo a criação de uma Rede Ciência e Inovação, constituída no âmbito de um dos projetos SIAC (‘Qualify.teca’).
Um ano repleto de eventos
O balanço do ano de 2023 refere, ainda, mais de duas dezenas de eventos com significado e projeção, que validaram ainda mais “a projeção da imagem de marca da AECOA, nomeadamente, nas Regiões Norte e Centro”. Esta notoriedade pública, que vem já de anos anteriores, solidificou-se, graças também aos consórcios promovidos com entidades tecnológicas e científicas, empresas e outros organismos públicos, como vimos atrás.
Projetos fecham… candidaturas abrem
No decorrer do ano passado, a AECOA encerrou todas as ações previstas dos cinco projetos aprovados e em execução no âmbito do ‘Portugal 2020’ – o acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reuniu a atuação de cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, com vista à coesão e desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020. Foram eles: três Projetos SIAC: Qualify.teca (Qualificação), Wake-Up 4.0 (Empreendedorismo Tecnológico) e Sistemas Avançados de Produção – SAP 4.0 (Qualificação); e os Projetos Formação-Ação (MOVE PME 2.º ciclo) e de Formação Modular (POISE).
Ainda em 2023, a AECOA já ‘arregaçou as mangas’ e concorreu a alguns projetos no âmbito do ‘Portugal 2030’ e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR): Em finais de março, foram submetidas duas candidaturas à Medida “Emprego + Digital” (Zona Norte e Zona Centro) do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Além disso, deu-se início à elaboração de uma candidatura à Medida “Green Skills & Jobs” (Zona Norte) também do IEFP. No âmbito do PRR, esta Associação Empresarial submeteu, ainda, uma candidatura ao Aviso n.º 17/C16-i02/2023 – Medida “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”, no dia 14 de dezembro de 2023. Este projeto, com a designação “AECOA.Tech”, visa posicionar a AECOA como uma entidade capaz de apoiar e impulsionar negócios tecnológicos na região em que se insere.
AECOA | Rede de Parceiros
Científicos e Tecnológicos:
– Escola Superior Aveiro Norte – Universidade de Aveiro (ESAN-UA)
– Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA)
– Universidade de Aveiro
– Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
– Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC)
– Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI)
– Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV INESC)
– Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE)
– Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
– MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação
– Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSN-CVP)
Estratégicos:
– Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
– Escolas Secundárias de Oliveira de Azeméis
– Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro
– Escola Básica e Secundária de Fajões
– AEA – Associação Empresarial de Águeda
– AEF – Associação Empresarial de Santa Maria da Feira
– Centro Qualifica da Zona Verde
Leave a Reply