Projeto do consórcio AECOA/ INOV INESC

WAKE UP 4.0 vai dar-te uma ajuda!

 

Se tens ideias inovadoras, potencial de negócio, soluções para i4.0, espírito de equipa e queres aplicar Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) aos desafios industriais, então és um potencial candidato a um prémio de incentivo para a criação da tua empresa. Partilha connosco e integra o nosso projeto Wake Up 4.0.

O projeto WAKE UP 4.0 foi lançado há cerca de um mês, em sessão online, e o seu objetivo mais concreto passa pela criação de uma dúzia de start-ups de base tecnológica e alinhadas com a indústria 4.0 (i4.0).

Este programa, promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV INESC) dirige-se, essencialmente, a empreendedores, mentores, indústria, universidades e centros de I&D, start-ups, escolas e núcleos de estudantes. Estas entidades irão gerar impacto em setores de alta intensidade de conhecimento, como a aplicação de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), e de alta intensidade tecnológica, como a fabricação de outros.

Conforme adiantou o Presidente da AECOA, António da Silva Rodrigues, na abertura da sessão de lançamento, “com este projeto e com este consórcio, pretendemos alcançar dois importantes objetivos: Primeiro, uma parceria com uma entidade do Sistema Tecnológico e Científico nacional, líder em termos de competências, muito próprias, nas áreas de Investigação, Inovação e Desenvolvimento, aliás, uma entidade com experiência consolidada na implementação de Soluções Inovadoras em Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica. E o segundo objetivo, não menos importante, passa pela necessária ajuda às gerações mais jovens, no sentido de um abrir de portas para que nos acompanhem nesta caminhada, isto é, no sentido destas novas gerações se tornarem os ‘empresários de amanhã’… se possível ainda ‘hoje’. Estamos apostados numa nova geração empresarial que, como nós o fizemos há décadas atrás, seja ela também capaz de empreender o futuro”.

Com o Wake Up 4.0, as melhores ideias apresentadas em domínios do empreendedorismo qualificado, com soluções científicas e tecnológicas a desafios do futuro, serão analisadas pelas entidades promotoras e podem vir a ser contempladas com bolsas de investimento até 250 euros mensais, durante meio ano. Para além disso, os novos empreendedores contarão com sessões temáticas, que facilitarão o acesso a conhecimentos nas áreas de criação e planos de negócio, ferramentas/ programas de financiamento, marketing e comunicação; e sessões de mentoria, coaching e de interação, com orientadores empresariais e científicos, e com empresas e empreendedores de sucesso.

O projeto WAKE UP 4.0 @ Promoting Entrepreneurial Spirit and Innovate Start-Ups for Industry é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 454.217,11 euros, dos quais 386.084,54 euros são provenientes do Fundo Social Europeu (FSE).   

 

O projeto Wake Up 4.0 foi apresentado em sessão online, no passado dia 27 de abril de 2021
 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *