E com mais 16 novos Associados

Da esq.ª para a dir.ª: Sofia Lima, secretária-geral da Direção; Carlos Teixeira, vogal da Direção; António Valente Marques, secretário da Direção; António da Silva Rodrigues, presidente da Direção; António Costa, vice-presidente da Assembleia Geral; Casimiro de Almeida, presidente da Assembleia Geral; e José Seabra, secretário da Assembleia Geral.

Da esq.ª para a dir.ª: Sérgio Silva, presidente do Conselho Fiscal; Ernesto Gonçalves, vice-presidente da Direção; António Pinto Moreira, diretor executivo; e Helena Landeau, vogal do Conselho Fiscal.

A AECOA registou um aumento superior a 25% no número de Associados em 2018, ano que fechou com lucro para esta Associação Empresarial. A gestão e as contas do ano passado foram aprovadas por unanimidade pela Assembleia Geral de 26 de março, com um voto de louvor à direção.

As contas do exercício do ano findo da AECOA foram positivas e validadas pelo Conselho Fiscal. Este órgão propôs a sua aprovação e voto de louvor à Direção, “pelo esforço desenvolvido durante o ano de 2018”, o que foi acatado por unanimidade na Assembleia Geral de ontem, que igualmente aprovou o respetivo relatório de gestão.

Como notas positivas, o aumento significativo do número de Associados (mais 16 do que em 2017) e o impulso da imagem e notoriedade da Associação em 2018.

Projetos apoiados pelo ‘Portugal 2020’

Um dos grandes projetos do ‘Portugal 2020’ que a AECOA abraçou foi o ‘Qualifica Plus’ (qplus.aecoa.pt), tendo a candidatura sido aprovada em meados de 2017. Em dezembro do ano passado, sete empresas já haviam realizado a totalidade dos investimentos previstos, tendo a taxa de execução global, em finais de 2018, ultrapassado a fasquia dos 60%. Neste momento, foram submetidos dois pedidos de reembolso (um ainda em 2018), tendo o primeiro obtido já deferimento.

Em setembro último, a Associação Empresarial oliveirense submeteu uma candidatura a outro projeto conjunto com uma tipologia muito semelhante a este. Trata-se do pmeQualific, cuja a aprovação se aguarda. Caso seja deferido, este permitirá um incremento em 44 empresas das áreas dos Sistemas Avançados de Produção e dos Sistemas Agroambientais e Alimentação.

Também o ano passado, o projeto conjunto de Formação Ação ‘Move PME’, que se enquadra no Eixo III do Programa POCI – Compete 2020, prosseguiu a formação nas áreas de ‘Organização e Gestão’, ‘Sistemas de Gestão’ e ‘Economia Digital’. Este é um programa que envolve seis dezenas de empresas, estando a ser constituído um terceiro grupo para a primeira área e cujas inscrições ainda podem ser realizadas (contate 256 668 823/4).

De reter que a AECOA é, ainda, copromotora de mais dois projetos financiados pelo ‘Portugal 2020’: ‘Dinamização do empreendedorismo e criação do Conselho Estratégico Empresarial de Terras de Santa Maria’, este com a ADRITEM e Universidade Católica (Norte 2020/Feder); e ‘Qualifica&Compete para a fileira Home&Office’, com a da Associação Empresarial de Águeda (SIAC/Feder).

Ainda em matéria de fundos comunitários, importa salientar que a AECOA mantém ao serviço do tecido empresarial o denominado ‘Gabinete Portugal 2020’.

‘Cheque Formação’ para duas empresas e uma IPSS

O ano passado, a AECOA viu aprovadas três das candidaturas à medida ‘Cheque Formação’, a que se havia abalançado já em 2016, junto do IEFP. Estas ações de formação financiada – em duas empresas e uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) – decorrerão este ano.

Ainda em matéria de formação, o início de 2018 ficou marcado pelo primeiro curso de SolidWorks – Conceitos Essenciais, que reuniu 13 formandos e que, na sua própria avaliação, correspondeu às melhores expetativas. Uma nova edição deste curso vai arrancar em maio. As inscrições ainda estão abertas. Contate o 256 668 823/4 e/ou sofialima@aecoa.pt .

Um conjunto de outras ações foi concretizado no ano de 2018. Desde logo foi iniciado e concluído o Ciclo de Formação ‘Exportar’, com nove workshops de quatro horas cada, dedicados a temáticas do comércio internacional; duas ações de capacitação – ‘Contabilidade para Gestores e ‘Negociação com a Banca Comercial; um workshop sobre ‘Programação Neurolinguística, Processos Evolutivos e Coaching’, entre outras atividades.

 

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