Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial

O que é o SIFIDE?

O SIFIDE é um Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (I&D), que funciona através da atribuição de um benefício fiscal às empresas que tenham realizado despesas de I&D no ano anterior.

O que são despesas de I&D?

Consideram-se como I&D (Investigação & Desenvolvimento) todas as atividades que visem a aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos, ou a exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos, com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico.

Quais são as despesas comparticipadas pelo SIFIDE?

Todo o tipo de despesas relacionadas com I&D, incluindo despesas com o pessoal, despesas gerais de funcionamento, aquisição e registo de patentes, despesas com recurso a entidades externas e, ainda, a aquisição de equipamentos produtivos, de laboratório, entre outros, utilizados na investigação e desenvolvimento.

Quais as taxas de comparticipação do SIFIDE?

As taxas que podem ir até aos 82,5%. De referir que, ao contrário de outros sistemas de incentivos, o valor da comparticipação do SIFIDE, por ser um benefício fiscal, é totalmente líquido de impostos.

Qual o prazo de candidaturas?

Dia 31 de maio do ano posterior ao das despesas.

AECOA promove Seminário sobre o SIFIDE dia 12 de março, às 11h00, na ESAN

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *