Azeméis na génese da indústria dos moldes

No dia 28 de maio, Oliveira de Azeméis é palco do Seminário Internacional ‘O Vidro, História e Cultura no desenvolvimento e na identidade de um povo’. Organizado pela Câmara Municipal, decorre entre as 09h30 e as 17h00 na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o embaixador da Unesco, António Sampaio da Nóvoa, são alguns dos convidados deste seminário internacional, organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O programa contempla uma série de painéis com oradores reconhecidos nesta matéria, a visita à exposição sobre o Vidro (Biblioteca Municipal Ferreira de Castro) e a presença ainda da presidente da edilidade da Marinha Grande, Cidália Ferreira, que, com o seu homólogo oliveirense, Joaquim Jorge Ferreira, abre os trabalhos por volta das 10h00.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição (até ao dia 24 de maio), que deve ser feita na página https://www.ovidro.pt/).

“Os grandes avanços civilizacionais estão associados ao conhecimento e, muito em particular, ao conhecimento associado aos processos transformativos de materiais. O vidro, um dos materiais mais usados no mundo, marcou e marca a herança industrial e cultural de um povo.
Esta fantástica aventura começou há 3600 anos, na então Mesopotâmia, onde, face a evidências arqueológicas, existiram práticas de transformação de vidro.
Desde o século XVI que este material tem vindo também a marcar a atividade industrial de Oliveira de Azeméis. Hoje, não tendo uma expressão industrial direta, deixou um legado industrial e cultural que molda a realidade socioeconómico deste concelho.

Importa salvar e preservar este importante legado
Neste seminário pretende-se debater o conhecimento, as experiências, os testemunhos e fazer outras reflexões, em torno do vidro, indispensáveis à compreensão da cultura identitária deste povo”.

(Joaquim Jorge Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis) 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *