Qualificação para a Competitividade no cluster ‘Casa&Escritório’

As Associações Empresariais de Águeda e do Concelho de Oliveira de Azeméis são copromotoras do projeto ‘Qualifica&Compete – Qualificação para Competitividade da indústria “Home&Office’ (‘Casa&Escritório’).

Este programa visa a especialização inteligente e qualificação (tecnologias, novos materiais, processos de qualidade, certificação e inovação) da fileira ‘Home&Office’ (‘Casa e Escritório’) da região Norte e Centro do País, com foco nas prioridades do futuro definidas pelos centros de decisão da procura externa (mercado europeu). Abrange as NUT do Entre o Douro e Vouga e do Baixo Vouga.

O ‘Qualifica&Compete’ prevê desenvolver ações de identificação e sensibilização para os fatores críticos de competitividade, em particular nos domínios da inovação; promover práticas de cooperação e competição entre PME, bem como iniciativas, que, não sendo do domínio da atividade corrente, potenciem a obtenção e produção de informação económica sobre setores, posicionamento do produto/serviço, mercados e financiamento em áreas estratégicas para o crescimento sustentado e competitivo.

A fileira ‘Home & Office Industry’ engloba um grande número de setores de atividade económica, desde a indústria da madeira à têxtil ou à indústria associada à produção de aparelhos para uso doméstico. De qualquer modo, importa salientar, como principais indústrias desta área, ‘Casa&Escritório’: Utilidades e Equipamentos Elétricos; Mobiliário; Louças e Produtos Metálicos; Iluminação, e Cerâmicas.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *