Em parceria com a AEF e INESC TEC

AECOA lança novo projeto no próximo dia 25 de janeiro

No próximo dia 25 de janeiro, a partir de 17h45, a AECOA lança o seu mais recente projeto financiado pelos fundos comunitários. Trata-se de um programa em copromoção com a AEF, tendo como parceiro tecnológico o INESC TEC. Este projeto permitirá caraterizar e desenhar o roadmap estratégico para os Sistemas Avançados de Produção.

O projeto Caraterização AS-IS e Desenho de Roadmap Estratégico para os Sistemas Avançados de Produção (‘SAP 4.0’), que as Associações Empresariais dos Concelhos de Oliveira de Azeméis (AECOA) e de Santa Maria da Feira (AEF) têm em execução, será apresentado na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, pelas 17h45, em formato online.

Para além da apresentação do projeto propriamente dito pelo diretor executivo da AECOA, António Pinto Moreira, o programa do evento contempla as intervenções dos presidentes dos órgãos executivos de ambas as associações, António da Silva Rodrigues e Manuel Alferes Pereira, bem como do administrador executivo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), Luís Carneiro. Rui Rebelo, consultor sénior também deste Instituto, será responsável pela exposição do tema “Digitalização de processos e indústria 4.0”, enquanto a Diamantino Lopes, especialista em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, conduzirá a sessão.A fechar, aguarda-se a confirmação de um representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte (CCDR-N).

Qualificar e agregar a fileira dos SAP

Este projeto visa a qualificação e agregação da fileira dos Sistemas Avançados de Produção, através do levantamento e diagnóstico inicial da sua maturidade digital e desenho, disseminação e demonstração de um roteiro tecnológico para a Indústria 4.0. Esta fileira agrega os setores de fabricação de máquinas para a indústria, produtos metálicos e componentes para a indústria automóvel.

O ‘SAP 4.0’ alinha diretamente com a Estratégia de Especialização Inteligente da Região Norte, no domínio prioritário Sistemas Avançados de Produção.

A área geográfica de abrangência assenta no Norte e, em particular, na Região do Entre Douro e Vouga (EDV), o que legitima o consórcio destas duas associações empresariais, com sede em Oliveira de Azeméis e em Santa Maria da Feira.

Tecnicidade do projeto requer parceiro diferenciado

Devido aos elevados índices de tecnicidade e de intensidade de conhecimento que são necessários aportar para o êxito do projeto SAP 4.0, a AECOA e a AEF recorreram ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência – INESC TEC, através do seu Centro de Investigação (CESE – Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais).

A execução do programa será baseada numa metodologia própria deste parceiro tecnológico e de conhecimento, que fará a caraterização dos setores económicos, incluindo a aplicação de um modelo de maturidade digital. Posteriormente, tendo por base a visão e objetivos futuros, bem como a identificação das oportunidades de melhoria definidas anteriormente, será projetada a situação futura, com a definição de um plano estratégico de implementação (Roadmap), que se traduz num plano de ações para implementação numa lógica de melhoria contínua.

São muitos os benefícios que se esperam com este novo projeto ‘SAP 4.0’, que conta ainda com sessões informativas e de captação de investimento, plataformas digitais, roadshows tecnológicos e de talento e laboratórios de inovação, para divulgação e disseminação dos resultados do projeto.

As inscrições para a sessão de apresentação (online) podem ser feitas em sap.aecoa.pt/apresentacao-projeto ou através do e-mail celia.sousa@aecoa.pt , ou, ainda, ligando para o 256 668 823. Posteriormente será enviado link para acesso à sessão digital.

O projeto Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção (SAP) é financiado pelo ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.