Formandos atualizam conhecimentos em “Auditoria Interna”

O módulo 4 – “Auditoria Interna” do projeto de Ação Formação da AECOA terminou, após 25 horas de aprendizagem e atualização nesta área. Sob a orientação de Marisa Leal, os formandos reconheceram que foram sessões frutíferas, através das quais refrescaram os conhecimentos e tiraram dúvidas.

O balanço é positivo e, no cômputo geral, os participantes vindos de várias empresas, confessaram ter sido uma “ação produtiva”. Não obstante terem já conhecimentos nesta área, o módulo “Auditoria Interna” foi “importante” e de “muito interesse” para o necessário “refresh” que se impõe, especialmente nesta fase de transição das normas ISO 9001 e ISO 14001.

Em termos de conteúdo, foram abordados os subtemas “Auditorias – parte comportamental / parte técnica” e “Auditorias a sistemas integrados de gestão”, pela formadora Marisa Leal, sob a orientação da Mundiconsulting, durante quatro dias, tendo como cenário as instalações da Cerveja Vadia, em Vermoim – Ossela, Oliveira de Azeméis. De acordo com a engenheira, o grupo de participantes foi “muito coeso, homogéneo e as quatro sessões decorreram dentro das expetativas”.

Recorde-se que este módulo 4 insere-se na área temática “Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação, entre outros) do projeto de Formação Ação promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, no âmbito do Eixo III do Programa POCI – COMPETE.

Mais ações para breve

Com o objetivo genérico de intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, estão já agendadas outras atividades para arrancar brevemente. O público-alvo mantém-se: Micro e PME’s do Norte e Centro do País.

As temáticas que se seguem são “Organização e Gestão” e “Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação”. Com a primeira pretende-se que os formandos adquiram mais competências na introdução de novos métodos de gestão ou organização de trabalho, no reforço das capacidades de gestão nas áreas Finanças, Estratégia, Produção, Logística, Marketing e Venda e RH; no desenvolvimento de projetos de melhoria com recurso a redesenho e melhorias de layout, ferramentas de diagnóstico e planeamento, bem como na identificação de oportunidades e riscos para o negócio; melhoria das capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços; na implementação de ferramentas e sistemas de melhoria contínua; e na participação em ações de benchmarking. Já no segundo tema, os objetivos passam pela transmissão de conceitos e conhecimentos, que possibilitem aos participantes desenvolver ferramentas e plataformas digitais; adequar os seus modelos de negócios, com vista à inserção da PME na economia digital; marcar a presença no universo web (site, loja virtual, blog, redes sociais); introduzir sistemas de informação aplicados a novos métodos de gestão, distribuição e logística.

Se está interessado ou necessita de mais esclarecimentos, fale com a AECOA. Aumente a suas capacidades empreendedoras e negociais. Contatos: 256 668 823/4 / geral@aecoa.pt

A Ação “Auditoria Interna” decorreu nas instalações da Cerveja Vadia, em Ossela. A sessão de abertura contou com a presença de Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA, entidade promotora do projeto Formação Ação, e de Joana Cordeiro, da Mundiconsulting, empresa que presta apoio neste âmbito (à dir.ª).

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *