Este é o projeto de ‘consultoria à medida’ para a sua empresa
O projeto de Formação-Ação da AECOA está em curso. Para um universo de 90 PME, as temáticas Organização e Gestão, Economia Digital e Sistemas de Gestão estão já em fase de arranque. Trata-se do 2.º ciclo de um programa de ‘consultoria à medida’ das necessidades de cada empresa. As inscrições estão abertas.
Não obstante o período excecional por que passámos, que ainda não estabilizou, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) iniciou todas as démarches necessárias para pôr em curso o seu projeto conjunto de Formação-Ação Move PME – 2.º Ciclo. Com este programa, a executar em dois anos, esta instituição pretende beneficiar 90 Micro, Pequenas e Médias Empresas da sua área de influência, Norte e Centro do país.
As áreas temáticas a que as empresas podem aderir são seis, com financiamento total garantido e não reembolsável, assegurado em 90% pelos fundos comunitários (Compete 2020/ FSE) e pela AECOA: Organização e Gestão, Economia Digital, Sistemas de Gestão/ Certificação, Indústria 4.0, Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental, e Capitalizar – Otimização de Recursos Financeiros.
A metodologia segue os parâmetros habituais deste tipo de projetos, ou seja, inicialmente é feito um diagnóstico na empresa, que dá origem a um plano de ações a implementar e que corresponde às necessidades mais prementes da respetiva organização empresarial. Na sequência, são implementadas as ações de consultoria e formação, sendo esta última maioritariamente intraempresa (na própria empresa) e algumas horas interempresas (entre empresas) total ou parcialmente online, tendo em conta a conjuntura por que passamos.
Esta é uma oportunidade única e sem custos para o tecido empresarial, que, ao aderir a este programa e dependendo da temática que lhe é mais pertinente e favorável no momento, conseguirá aplicar métodos de gestão e organização inovadores, reforçar a sua notoriedade através de um posicionamento e presença assídua na web, preparar a sua Certificação mediante os normativos em vigor nacional e internacionalmente, alinhar os seus processos aos desafios da 4.ª revolução industrial, adotar práticas e ferramentas para a redução energética e carbónica, e otimizar os respetivos recursos financeiros.
Recorde-se que este é o segundo programa do género de que esta Associação Empresarial oliveirense é promotora, tendo como organismo intermédio a AIP/CCI – Associação Industrial Portuguesa/ Câmara do Comércio e Indústria. Para este projeto conjunto o financiamento aprovado em candidatura (Aviso 9/SI/2019) é de 924.718,96 euros, a que corresponde um incentivo de 832.247,06 numa iniciativa do Portugal 2020/ Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI). A prioridade de investimento é a formação de empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como de trabalhadores das empresas, através de temáticas associadas à inovação e à mudança.
Organização e Gestão já em curso
Com dois grupos praticamente completos na temática Organização e Gestão, a primeira fase (diagnóstico e plano) já decorre em várias empresas. O objetivo básico desta área engloba a melhoria da organização no trabalho e novos métodos de gestão. Neste contexto, o consultor responsável tem em conta uma série de variáveis importantes, como por exemplo a estratégia, a organização, a produção, o redesenho e a melhoria de layout, a logística, os recursos humanos, o marketing e as vendas, e a melhoria contínua.
Uma outra área que tem sempre enorme adesão por parte do tecido empresarial é a Economia Digital que, neste momento, vai igualmente a caminho do fecho de um segundo grupo de empresas. Fazendo jus à expressão que se popularizou “se não está na internet é porque não existe”, esta é efetivamente uma aposta muito importante para todas as organizações. Importa cada vez mais adequar o modelo de negócio ao universo online, com a inclusão das tecnologias digitais no quotidiano da empresa, ferramentas a que deve recorrer para uma maior valorização do seu negócio, da sua marca ou da própria empresa. Neste particular, ganham relevo os recursos a sites, blogues e redes sociais; as campanhas de marketing, as lojas online e e-commerce; sistemas de informação; cibersegurança; modelos digitais e conteúdos da web, entre outros.
A melhoria da qualidade de produtos e serviços, e a preparação e instrução do processo de Certificação são as finalidades da temática Sistemas de Gestão/ Certificação, também já com diversas empresas interessadas. Preparar o tecido empresarial para os SGI, nomeadamente ISO 22000 Sistema de Gestão da Qualidade Alimentar; OHSAS 18001 Saúde e Segurança no Trabalho; ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 56002 Sistema de Gestão da Inovação; IATF 16949 Sistema de Gestão da Qualidade Automóvel, entre outros sistemas e normativos, são as possibilidades.
A Indústria 4.0, a Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental, e Capitalizar: Otimização de recursos financeiros são as restantes vertentes, cujo início se aponta para os primeiros meses de 2021.
A Associação Empresarial oliveirense prossegue o seu caminho com determinação no sentido de ajudar a crescer as empresas suas Associadas e todo o tecido empresarial da sua área de abrangência. Para isso crê ser este um programa (financiado a 100%) muito útil para o desenvolvimento e melhoria das capacidades industriais e empresariais. Não deixe de aderir e solicitar mais informações. Consulte a AECOA: 256 668 824 | a.pintomoreira@aecoa.pt
Nota: Se é consultor/ formador, possui Certificado de Competências Pedagógicas (antigo CAP) e experiência em projetos de Formação-Ação, nomeadamente na área de Economia Digital, contate também a AECOA.
Faça download AQUI da Ficha de Inscrição. Preencha-a e devolva-nos.
Leave a Reply