Mais um projeto da AECOA, agora com a parceria da associação congénere da Feira

Cheto e Mitjavila abriram portas ao projeto SAP i4.0

Acompanhada pelo INESC TEC, seu parceiro tecnológico, a AECOA está a promover visitas a empresas da região, tendo recentemente estado na Cheto Corporation SA e na Mitjavila Portugal SA. Outras estão agendadas ou em vias disso, e enquadram-se no seu mais recente projeto, voltado para os Sistemas Avançados de Produção (SAP), um programa em copromoção com AEF.

O mais recente projeto cofinanciado pelos fundos provenientes do programa ‘Portugal 2020’ da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), desta vez promovido em consórcio com a Associação Empresarial da Feira (AEF), vai permitir a caraterização AS-IS (estado atual) e o desenho do roadmap estratégico para os Sistemas Avançados de Produção (SAP). Ou seja, este projeto visa, de forma efetiva, a qualificação e agregação da fileira dos SAP, através do levantamento e diagnóstico inicial da sua maturidade digital e desenho, disseminação e demonstração de um roteiro tecnológico para a indústria 4.0. Os setores em foco compreendem a fabricação de produtos metálicos e de máquinas diversas, bem como a produção de equipamentos e acessórios para a indústria automóvel.

Tendo em vista o (re)conhecimento concreto de algumas organizações empresariais em questão, uma situação que a realidade in loco possibilita de forma muito mais eficaz, está a ser levado a cabo um périplo por cerca de uma dezena de empresas nesta primeira fase de caraterização do agregado. Neste sentido, no passado dia 16 do corrente, representantes do INESC TEC, acompanhados pelo diretor executivo da AECOA, tiveram oportunidade de contatar com a Cheto Corporation SA, localizada na Área de Acolhimento Empresarial de Ul – Loureiro, enquanto dia 20, foi a vez para a visita à Mitjavila Portugal, SA, na Zona Industrial de Nogueira do Cravo.

Tecnicidade do projeto requer parceiro diferenciado

Devido aos elevados índices de tecnicidade e de intensidade de conhecimento que são necessários aportar para o êxito do projeto ‘SAP i40’, a AECOA e a AEF recorreram ao INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, através do seu Centro de Investigação (CESE – Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais) para cooperar neste programa.

A execução do projeto será baseada na metodologia própria deste parceiro tecnológico e de conhecimento (INESC TEC), que fará a caraterização dos setores económicos, incluindo a aplicação de um modelo de maturidade digital atual. Posteriormente, tendo por base a visão e objetivos futuros, bem como a identificação das oportunidades de melhoria definidas anteriormente, será projetada a situação futura. Por fim, será definido um plano estratégico de implementação (roadmap), que se traduz num plano de ações para implementação numa lógica de melhoria contínua.

Importa reter que o projeto Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção (SAP) é financiado pelo ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *