CANDIDATURA FORMAÇÃO-AÇÃO

AVISO Nº 7/SI/2016

SISTEMA DE INCENTIVOS – PROJETOS CONJUNTOS

 PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Público-alvo: 

  • Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos

Taxas de financiamento das despesas elegíveis 

  • Modalidade B – Regime de Auxílios de Minimis
  • O apoio a conceder tem a contribuição do FSE limitada a 90% das despesas elegíveis

 

Plano da Intervenção

Formação Executiva + Consultoria

Componente formação MICRO PEQUENAS EMPRESAS MÉDIAS EMPRESAS
Horas de Formação em Sala 75 h (2 formandos) 75 h (3 formandos) 25 h (3 formandos)
Horas de Formação na Empresa 25 h (8 formandos) 100 h (8 formandos)

 

Componente Consultoria MICRO PEQUENAS EMPRESAS MÉDIAS EMPRESAS
Diagnóstico e Plano de Ação (horas) 14 21 25
Implementação do Plano de Ação (horas) 84 98 126
Avaliação dos Resultados (horas) 7 7 14
Trabalhadores a abranger 2 3 3

 

Cada empresa pode concorrer em 1 ou mais das seguintes Áreas Temáticas

A: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

  • Estratégia Empresarial
  • Organização de Recursos Humanos
  • Gestão de Produção
  • Lean Manufacturing /Management
  • Finanças e Fiscalidade
  • Marketing e Vendas

C: INTERNACIONALIZAÇÃO

  • Apoiar as empresas para o processo de exportação
  • Conhecimento de Mercados Externos
  • Práticas de Gestão e de Comércio Internacional
  • Instrumentos específicos de Prospeção e Presença em mercados Internacionais
  • Marketing Internacional
  • Formalidades de Exportação

B: SISTEMAS DE GESTÃO

  • Preparar as Empresas para Certificação ISO 9001 ou Sistemas Integrados
  • Otimizar processos, reduzindo Não Conformidades e reduzir custos
  • Implementar referenciais de certificação de produtos e de serviços
  • Aumentar a qualidade de produtos, serviços ou processos de gestão

D: ECONOMIA DIGITAL E TIC

  • Incluir as tecnologias digitais no quotidiano da empresa
  • Desenvolver ferramentas e plataformas digitais
  • Presença no Universo Web (site, loja virtual, blog, redes sociais)
  • Novos sistemas de informação aplicados a gestão, distribuição e logística

Plano de ação para o período 2016-2018

A estrutura de intervenção subjacente ao presente Aviso está diretamente relacionada com as grandes tendências internacionais apresentadas, e tendo em conta as condicionantes estruturais do tecido empresarial português, resulta claramente a necessidade de se proceder a mudanças organizacionais nas empresas. Estas mudanças terão de ocorrer ao nível da gestão estratégica e operacional, dos modelos de negócios, dos processos, das abordagens aos mercados interno e externo, das formas de financiamento empresarial entre outros. Estas mudanças exigem níveis de competências dos recursos humanos mais exigentes, diversificadas e enquadradas na aposta do desenvolvimento empresarial.

Áreas Temáticas a abranger no âmbito do Aviso

A – Organização e Gestão

Objetivos gerais:

Qualificar PME para reforçar a sua competitividade e capacidade de resposta no mercado global. Concretizar práticas de inovação organizacional, por via da aplicação de novos métodos organizacionais no negócio ou na organização do local de trabalho (layout). Aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos.

Linhas orientadoras:

Pretende-se que as empresas:

  • Introduzam novos métodos ou novas filosofias de organização do trabalho, adequados às características e necessidades dos mercados;
  • Reforcem as suas capacidades de gestão, nas áreas Finanças, Estratégia, Produção e Logística Marketing e Vendas e Recursos Humanos;
  • Desenvolvam projetos de melhoria, com recurso a redesenho e melhorias de layout, ferramentas diagnóstico e planeamento;
  • Identifiquem oportunidades e riscos para o negócio;
  • Melhorem as capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços;
  • Implementem ferramentas e sistemas de melhoria contínua;
  • Participem em ações de benchmarking.

Público-alvo: 

Micro, pequenas e médias Empresas, produtoras de bens ou serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos, que pretendam otimizar as suas práticas de gestão, pela implementação de práticas de inovação organizacional e de melhoria contínua.

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