Boa relação com cliente é ‘meio caminho’ para o sucesso

Alguns dos formandos deste módulo do projeto Ação-Formação MOVE PME, promovido pela AECOA.

A ligação com um cliente depende (também) do comportamento de quem com ele tem de se relacionar. Saber fazê-lo de forma profissional e empática, levando-o a corresponder aos propósitos pretendidos, é uma técnica e uma postura que (igualmente) se aprendem. Que o confirmem os formandos que frequentaram mais um módulo do projeto MOVE PME.

O relacionamento com o cliente nem sempre é fácil. Saber estabelecer empatia com este elo tão importante num negócio, num projeto ou numa transação (…) foi apenas um dos numerosos objetivos do último módulo da temática ‘Organização e Gestão’, no âmbito da Formação Interempresas do projeto de Formação-Ação MOVE PME, promovido pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA). Assim, nos passados dias 09, 10, 16 e 17 do corrente, cumpriu-se mais uma etapa do programa, com a abordagem do tema ‘Gestão Comercial e Marketing’, a cargo da entidade formadora (Mundiconsulting) e orientado pela formadora, Fanny Marques.

Em ambiente de sala, alguns dos participantes nesta ação com a formadora (de pé), Fanny Marques

Durante 25 horas, mais de uma dezena de formandos vindos de diversas empresas ouviram e, muito melhor, debateram e participaram ativamente acerca da forma de abordagem e de aproximação que se deve desenvolver junto do cliente: saber interpretar o seu comportamento, (re)conhecer as suas necessidades e direcioná-las para o produto e/ou serviço que se pretende vender, estabelecer um relacionamento duradouro e até saber gerir reclamações e conflitos, entre tantos outros, foram os propósitos desta formação. Esta ação desenvolveu igualmente as competências dos participantes nas perspetivas do marketing e da comunicação, chamando a atenção para questões muito concretas, como por exemplo o primeiro contato com o cliente, o atendimento telefónico, técnicas de apresentação de preços e produtos, trabalho de equipa, capacidade de influência, flexibilidade, resiliência, assertividade, criatividade, stresse, motivação, escuta ativa, acompanhamento pós-venda, entre outros. Foram, igualmente, deixados conceitos e dicas sobre redes sociais, networking, estratégias comerciais, e-mails, prospeção, etc..

‘Marketing Digital’ arranca brevemente

Para breve está agendado o 1.º módulo da temática ‘Economia Digital’. Trata-se do subtema ‘Marketing Digital’, cujo número de horas e formato preveem-se idênticos a estes dias de formação, que culminaram num pequeno coffee break, oferecido pela AECOA.

Recorde-se que este programa de Formação-Ação Move PME enquadra-se no Eixo III do POCI – COMPETE e tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e à mudança.

 

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