O regresso faseado e sem pressas à atividade

O Conselho de Ministros aprovou ontem, dia 30 de abril de 2020, a estratégia para o levantamento das medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença Covid-19.

As atividades vão abrir em três fases diferentes, assinalando-se o início da primeira já segunda-feira, dia 04 de maio:

– Lojas até 200 m2

– Cabeleireiros, manicures e similares (marcação prévia)

– Stand de automóveis

– Transportes público (lotação de 2/3 c/ uso obrigatório de máscara)

– Desportos individuais ao ar livre

– Livrarias

– Serviços públicos – Balcões desconcentrados (marcação)

O Teletrabalho continua a ser recomendado sempre que as funções o permitam.

Como regras gerais para este período, que se estende até 18 de maio, impõem-se o “confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa”, o “dever cívico de recolhimento domiciliário”, a “proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas” e a “lotação máxima de cinco pessoas/ 100 m2 em espaços fechados”. No que diz respeito a cerimónias fúnebres, mantém-se a limitação de presença apenas a familiares.

De acordo com o comunicado emitido pelo Conselho de Ministros, “é fundamental que o levantamento das medidas seja progressivo e gradual, e que os efeitos das medidas na evolução da pandemia sejam sistematicamente avaliados, de forma a retomar-se a atividade económica e a vida em sociedade com a garantia que a pandemia se mantém controlada”.

Esta primeira fase estende-se até ao dia 18 de maio, data em que o governo avaliará os impactos destas medidas na evolução da pandemia, ainda segundo a mesma nota ministerial: “O calendário da estratégia de levantamento de medidas de confinamento contém um período de 15 dias entre cada fase para que sejam avaliados os impactos das medidas na evolução da pandemia, tendo em conta a permanente atualização de dados e a avaliação da situação por parte das autoridades de saúde”.

Veja AQUI os números e os gráficos da evolução Covid 19 em Portugal até à data.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *