DGS apresenta 35 páginas de prevenção em período de desconfinamento

A DGS lançou, ontem, 14 de maio de 2020, um ‘Manual de medidas gerais de prevenção e controlo da Covid 19’. Para além de informação sobre a doença, este 1.º volume faz um conjunto de recomendações para evitar a propagação do vírus.

As 35 páginas editadas pela Direção Geral de Saúde (DGS) chamam-nos à atenção para uma série de ações e comportamentos a adotar com o objetivo de minimizar a probabilidade de contágio neste período inicial de desconfinamento. O documento detalha as características da doença, os sintomas, as formas de transmissão e, ainda, disponibiliza uma série de recomendações detalhadas de como evitar a propagação do vírus.

“Importa salientar que o levantamento das restrições aumenta ainda mais a responsabilidade individual e coletiva”, pode ler-se nesse trabalho, que acrescenta que “esta nova realidade coloca-nos novos desafios, para os quais estamos todos convocados, porque todos somos agentes de saúde pública”.

Aqui ficam (mais uma vez) as medidas básicas que devemos ter em conta e que são reforçadas neste ‘MANUAL’.

“Distanciamento entre pessoas, utilização de equipamentos de proteção, higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória, higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção, e ainda a automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam sintomas sugestivos de COVID-19”.

Aceda ao MANUAL DA DGS

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *