Workshop supera as expetativas

O workshop, promovido pela AECOA, decorreu nas instalações da Cerveja Vadia, sob a orientação do consultor José Sousa (em pé na foto).

A avaliação final dos formandos revelou, em grande parte, que a ação “superou” as expetativas. Não sendo uma matéria fácil, a participação ativa de todos, sob a orientação de José Sousa, da Olivetree, acabou por ser profícua na clarificação das regras de aplicação universal nas operações de importação e de exportação.

O levantamento final da avaliação dos participantes ao workshop revelou uma cotação de “excelência” da ação, que teve lugar nas instalações da Cerveja Vadia, no passado dia 17 de maio, sob a temática “Compreender e Aplicar os Incoterms 2010”, promovido pela AECOA – Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis.

Em quatro horas (com intervalo para um pequeno lanche), os intervenientes viram esclarecidas algumas dúvidas e alertados para os graves desfechos que o mau uso dos Incoterms pode acarretar e, consequentemente, vincular de forma prejudicial uma empresa em operações de importação e de exportação. É que a inclusão destas regras de aplicação universal em orçamentos, contratos, faturas, encomendas assume o caráter de cláusulas contratuais (geralmente identificadas por siglas – exemplos: FOB, FAZ, CIF), que vinculam as partes (vendedor/comprador), e tem como objetivo promover a harmonia nos negócios internacionais. Um exportador /importador que domina esta matéria é um empresário que conhece bem as suas responsabilidades e os riscos e custos em que incorre ao selecionar um Termo.

Recorde-se que os incoterms preceituam a relação entre o comprador e o vendedor, sendo apenas uma cláusula do contrato e não o próprio contrato. Limitam-se a regular a entrega do bem, definindo o seu ponto ou local e, por extensão, seus custos e riscos.

Nesta tarde de trabalho, formador soube captar o interesse dos participantes, promovendo o diálogo e a troca de experiências, e mesmo trazendo à discussão exemplos práticos que têm surgido dentro das empresas em que os formandos se integram.

 

Próxima ação é já em junho

O Ciclo de Workshops “Exportar”, que a AECOA está a promover desde o passado mês de abril, sob a orientação da Olivetree, prossegue já no próximo dia 19 de junho. O tema será “Procedimentos aduaneiros e fiscais de importação e exportação”. O conhecimento das obrigações nesta área é fundamental para o sucesso das operações de comércio internacional. Muitas vezes as empresas deparam-se com a aplicação de multas, coimas e o aparecimento de custos inesperados, devido a não dominarem convenientemente estes procedimentos.

A AECOA prevê realizar a terceira ação no mesmo local (Mezzanine da Cerveja Vadia, Ossela – Oliveira de Azeméis) e horário (14h00 / 18h00 com coffee break). INSCREVA-SE JÁ.

Se está interessado ou necessita de mais esclarecimentos adicionais, fale com a AECOA. Aumente a suas capacidades negociais e empreendedoras. Contatos: 256 668 823/4 / geral@aecoa.pt

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *