Aprenda ou relembre com a AECOA

 

 

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) está a promover o Ciclo de Formação ‘Exportar’, através da promoção de workshops de quatro horas para cada temática.

O objetivo deste ciclo é dotar as empresas de conhecimentos especializados nos domínios do marketing internacional, operações de exportação e procedimentos administrativos, legais e fiscais específicos, com a finalidade de aumentar a qualificação do tecido empresarial no domínio do Comércio Internacional.

Este programa destina-se a profissionais de qualquer área empresarial, nomeadamente os que exercem funções na área da exportação.

O Ciclo de Formação ‘Exportar’ compreende um conjunto integrado de ações, especialmente concebido para responder às necessidades dos que trabalham nesse domínio, ou potenciais candidatos a tal. Estas oficinas de trabalho podem ser frequentadas isoladamente.

Ações de Formação

  1. 1 – Procedimentos Aduaneiros e Fiscais de Importação e Exportação
  2. O conhecimento das obrigações fiscais e aduaneiras é fundamental para o sucesso das operações de Comércio Internacional. Muitas vezes as empresas deparam-se com a aplicação de multas, coimas e o aparecimento de custos inesperados devido ao desconhecimento destes procedimentos.

2 – Logística de Exportação: Embalagens, Transportes e Seguro

A logística assume um papel crucial no processo de exportação. Através dela, o exportador concretiza a venda. Uma deficiente entrega da mercadoria ao cliente compromete todo o processo. Conhecer os diferentes aspetos do processo logístico é um requisito fundamental para exportar com sucesso.

3 – Compreender e Aplicar os Incoterms 2010

Os Incoterms (Termos de Comércio Internacional) são regras de aplicação universal nas operações de importação e de exportação. A sua inclusão em orçamentos, contratos, faturas, encomendas, etc. assume o caráter de cláusulas contratuais que vinculam ambas as partes. É fundamental que os exportadores e os importadores conheçam as responsabilidades, os riscos e os custos em que incorrem quando escolhem um Termo.

4 – Métodos e Meios de Pagamento na Exportação

Garantir o recebimento atempado é uma preocupação central dos exportadores. Saber escolher o método de pagamento mais adequado a cada transação concreta, levando em consideração os riscos envolvidos, é um fator importante para o êxito de uma operação de exportação.

5 – Participar em Feiras Internacionais

A participação em eventos internacionais é uma prática corrente de muitos exportadores. Contudo, trata-se de uma atividade dispendiosa em tempo e dinheiro e nem sempre se obtém o retorno esperado. É fundamental ser-se capaz de planear e organizar a presença da empresa nestes certames, de modo a assegurar a obtenção dos resultados esperados ou mesmo ultrapassá-los.

6 – Questões Culturais e Negociação Internacional

Nos negócios internacionais, as diferenças culturais podem tornar-se numa barreira intransponível caso não sejam devidamente acauteladas. Compreendê-las e pautar o comportamento profissional de modo a criar situações de empatia e facilitadoras nos contatos comerciais, por parte dos empresários e colaboradores, é uma mais-valia no atual mundo competitivo e exigente do Comércio Internacional.

7 – Documentação, Procedimentos e Técnicas de Exportação

Durante o processo de exportação são gerados e utlizados inúmeros documentos. Estes têm origem e/ou destinam-se aos múltiplos intervenientes (exportador, importador, bancos, transportadores, alfândega, etc.). O claro entendimento da sua função, o seu correto preenchimento e utilização tornam mais fluídas as operações de Comércio Internacional e minimizam a ocorrência de situações imprevistas e gravosas para o exportador.

8 – Riscos na Exportação – Identificar e mitigar

O progressivo aumento do número de empresas exportadoras e a crescente complexidade dos processos expõem as empresas a um número acrescido de riscos. Há um conjunto enorme de perigos que se escondem nas operações comerciais, logísticas, aduaneiras, fiscais, etc., que o empresário deve conhecer e saber como gerir.

9 – Marketing de Exportação

Exportar significa, antes de mais, conhecer os mercados de destino e os clientes. Contudo, isto não é suficiente. A empresa deve ser capaz de conceber, planear e executar estratégias comerciais de valorização do seu produto/serviço de modo a vender eficientemente nos mercados de destino. O Marketing Internacional fornece as ferramentas adequadas para esse efeito.

 

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