‘Exportar’ retomado nos primeiros meses de 2019

O último workshop do Ciclo de Formação ‘Exportar’ decorre dia 17 do corrente, entre as 14h00 e as 18h00. Trata-se de uma chamada de atenção para os ‘riscos na exportação’ e algumas dicas para os ‘identificar e mitigar’. As inscrições devem ser feitas para geral@aecoa.pt ou através do telefone 256 668 824.

A primeira edição do Ciclo de Formação ‘Exportar’ da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) chega ao fim este mês. Tratou-se de um conjunto de workshops que, desde abril de 2018, têm ajudado as empresas, que se dedicam ao comércio internacional, na obtenção de conhecimentos técnicos e especializados nos domínios do marketing internacional, operações de exportação e procedimentos administrativos, legais e fiscais específicos.

O primeiro balanço, feito recentemente tendo em conta as estatísticas de participação, é positivo e, graças à adesão obtida, que ultrapassou as melhores expetativas, a AECOA repetirá quatro dessas oficinas de trabalho, já a partir de fevereiro, prosseguindo uma periodicidade mensal.

Para este novo ano, preveem-se então os seguintes workshops:

– Janeiro: “Riscos na Exportação: Identificar e Mitigar”

– Fevereiro: “Procedimentos Aduaneiros e Fiscais de Importação e Exportação”

– Março: “Documentação, Procedimentos e Técnicas de Exportação”

– Abril: “Métodos e Meios de Pagamento Internacionais”

– Maio: “Compreender e Aplicar os Incoterms”

Recorde-se que para este ciclo de formação a AECOA conta com a orientação técnica e especializada da Olivetree – Consultores de Gestão.

“Riscos na Exportação”

Para o dia 17 deste mês, está agendado o último workshop desta primeira edição: “Riscos na Exportação: Identificar e Mitigar”.

Os objetivos são compreender o fenómeno ‘risco’ e como se origina; identificar os riscos na exportação de mercadorias; e conhecer e saber aplicar as ferramentas para gerir os riscos de exportação.

Tal como os restantes, tem como público-alvo empresários, gestores, diretores, técnicos e outros colaboradores de empresas que se dedicam ou pretendem dedicar à exportação e importação; responsáveis e técnicos que tratam de processos de importação e exportação nas empresas; contabilistas, advogados, professores e estudantes com interesse em desenvolver os seus conhecimentos na área da Exportação.

Os conteúdos a abordar são: Noção de risco; natureza dos riscos na exportação; os riscos nas operações de exportação (comercial, logístico, financeiro, fiscal e aduaneiro, etc.); ferramentas para gerir os riscos na exportação (evitar, transferir, mitigar e aceitar); aplicação das ferramentas aos diversos tipos de riscos.

Com a duração de quatro horas (entre as 14h00 e as 18h00), esta ação decorre na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), onde se situa a sede da AECOA.

Para inscrições e informações, contate: geral@aecoa.pt ou 256 668 823/4.

INSCREVA-SE AQUI

 

2 Comments

  1. Sonia Pires Janeiro 8, 2019 at 5:20 pm

    Olá

    Gostaria de me inscrever para Maio

     

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *