AECOA encerrou 2017 com resultados positivos

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) encerrou o ano de 2017 com resultado positivo, conforme ficou patente na Assembleia Geral do passado dia 05 do corrente, que aprovou as respetivas contas. Na reunião magna foram também dados a conhecer as atividades e projetos levados a cabo nesse ano, alguns dos quais continuam a decorrer.

O Relatório de Gestão e Contas da Direção da AECOA de 2017 foram aprovados pelo órgão deliberativo desta entidade, conforme parecer do Conselho Fiscal (CF), sendo de ressalvar o resultado positivo com que se fechou o ano.

No ano passado o número de associados da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis voltou a crescer.

Da esq.ª para a dir.ª: Sofia Lima, secretária geral; Carlos Teixeira, vogal da direção; Manuel Tavares, vice-presidente da direção; António Costa, vice-presidente da Assembleia Geral; Casimiro de Almeida, presidente da Assembleia Geral; Sérgio Silva, presidente do Conselho Fiscal; e António Pinto Moreira, diretor executivo.

Projetos da AECOA ao ‘Portugal 2020’

De entre as diversas atividades que decorreram ou arrancaram o ano transato, o realce vai para a aprovação da candidatura do projeto conjunto “Formação Ação”, que se enquadra no Eixo III do Programa POCI – COMPETE (PT 2020). Este já está no terreno e prossegue em 2018, envolvendo seis dezenas de empresas em quatro áreas temáticas: Organização e Gestão; Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros); Economia digital; e Internacionalização.

A AECOA obteve, também, a aprovação do projeto “Qualifica Plus”, no âmbito do Sistema de Incentivos “Qualificação das PME” (PT 2020). Este dará apoio a 25 empresas, com incentivos não reembolsáveis de 50% para projetos de investimento individuais em quatro domínios de competitividade: Inovação organizacional e Gestão; Economia digital e TIC; Criação de marcas e design; e Qualidade.

Parcerias com associações

“Dinamização do Empreendedorismo e criação do Conselho Estratégico Empresarial de Terras de Santa Maria” é um projeto da ADRITEM, que conta com a AECOA como copromotora. Esta ação encontra-se já em execução e será concluída este ano.

A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis integrou uma outra candidatura, em parceria com a Associação Empresarial de Águeda (AEA). Esta já está aprovada e terá a sua execução em 2018 e 2019. Trata-se do “Qualifica&Compete”, que visa a qualificação e inovação para a competitividade da indústria multifileira ‘Home&Office’, com a focalização em diversos setores. Esta ligação da AECOA com AEA reveste-se de real importância para uma maior abrangência geográfica do tecido empresarial.

Formação e outras atividades

Em matéria de formação de salientar os cursos de SolidWorks Básico e Avançados para diversas áreas e técnicos empresariais. O primeiro destes cursos já decorre.

Um conjunto de outras ações foi concretizado no ano de 2017, como seminários, workshops, conferências, contatos diretos com empresas associadas e não associadas, entre outras, política que a AECOA pretende continuar a manter, enquanto promotora e organizadora, bem como participante e parceira.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *