Chame a si a responsabilidade de olhar pela imagem da sua empresa

‘Receber, conviver e negociar’ são artes, que se aprendem. Se queremos deixar, desde a primeira hora, uma boa imagem importa saber como fazê-lo. Há normas e comportamentos a ter em conta. Não entregue esta tarefa a quem não conhece a sua empresa. Os seus colaboradores são a melhor opção. Qualifique-os com a AECOA.

Todos os dias as empresas são confrontadas com momentos e ações que exigem algumas formalidades protocolares ou meros cuidados de assessoria, etiqueta e cortesia. Dos mais oficiais, como visitas de membros autárquicos e/ou governamentais, cerimónias inaugurais, de aniversário ou outras festividades e cerimónias, aos atos do dia a dia, marcados por reuniões internas e externas, visitas de clientes, fornecedores e dos mais diversos agentes económico-sociais, são inúmeras as atividades que necessitam de um olhar atento por parte de gestores, de quem dirige a empresa e restante staff.

Não obstante integrarem nos seus quadros recursos humanos suficientes e até com grande capacidade e competência, muitas são ainda as empresas que recorrem a serviços externos para a organização de festas e eventos, pagando faturas elevadas muitas vezes com resultados menos satisfatórios.

A formação nesta arte de bem receber e das regras do protocolo e da assessoria, com conhecimento ao nível das precedências, da etiqueta, do seating, do dress code e de tantos outros aspetos importantes que marcam a diferença na imagem de uma organização, é um bem precioso nos nossos dias. Porém, nem todos apostam nessa vertente e continuam a deixar por ‘mãos alheias’ uma tarefa que compete a todos promover dentro da sua firma.

AECOA promove ciclo de workshops nesta área

A constatação destes factos levou a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) a diligenciar a realização de um conjunto de workshops sobre ‘Protocolo, Etiqueta e Assessoria’, integrado num Ciclo de Formação e Capacitação de Gestão Empresarial.

A primeira edição está a decorrer desde maio e a adesão não foi a esperada, tendo em conta a necessidade que as nossas empresas possuem nesta matéria. Já foram concretizadas três sessões – ‘Protocolo Oficial, Empresarial e Multicultural’; ‘Receber e Conviver: reuniões, viagens de trabalho e refeições’; e ‘O seating, o dress code e a kinesia’ – e estão agendadas outras tantas para o período pós-férias, que abordarão temáticas maioritariamente relacionadas com o ‘Protocolo Internacional’, um assunto sempre em foco para as empresas exportadoras ou em vias disso.

Os participantes afirmam que, efetivamente, este contributo formativo tem sido uma mais-valia para a sua atividade e tem-se revelado surpreendente face às expetativas. Assumem mesmo que “todas as empresas deviam ter nos seus quadros, nomeadamente ao nível das Relações Públicas, do Marketing e, de um modo geral, no pessoal dos Recursos Humanos, colaboradores com sensibilidade e conhecimentos nesta matéria, que ainda é desconhecida para a maior parte das nossas indústrias e serviços. Diariamente, somos confrontados com situações que exigem comportamentos específicos e adequados, causando por vezes constrangimentos que são perfeitamente evitáveis, conforme vimos aqui, nestes workshops”.

Em setembro, a primeira edição será retomada, estando abertas as inscrições para os próximos encontros de trabalho. No entanto, tendo em conta a importância de que se reveste o assunto para o tecido empresarial de Oliveira de Azeméis e de toda a região, a AECOA está disponível a repetir todo o ciclo para gestores e colaboradores de empresas que manifestem o seu interesse.

Inscreva-se e informe-se junto da Associação Empresarial: angela.amorim@aecoa.pt | 256 668 823/4.

Com o apoio de

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *