A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) é uma associação multissetorial fundada em 2001 com o apoio de empresários e da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

A sua implantação foi-se alargando, de forma natural, a uma área geográfica mais vasta de forte intensidade industrial, que envolve os municípios a norte do rio Vouga e a sul do rio Douro.

Ao longo da sua existência desenvolveu vários estudos e projetos direcionados para a I&D, igualdade de género, gestão e formação de RH, e apoio ao empreendedorismo local.

Atualmente tem a sua sede nas instalações da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e, deste modo, a Universidade de Aveiro (UA) assume-se como um parceiro privilegiado da AECOA. A cooperação e o apoio entre ambas as instituições têm permitido uma aproximação e ajustamento da formação às necessidades do tecido empresarial. Este esforço conjunto conta, igualmente, com a colaboração da rede de ensino local, nomeadamente as escolas secundárias, no sentido de serem encontradas as melhores respostas às demandas das empresas dos setores mais em evidência nesta região.

Ainda graças a este contexto de parceria com a ESAN-UA, a AECOA tem ao seu dispor os mais variados recursos físicos e logísticos necessários ao seu normal funcionamento. As instalações estão dotadas de um moderno parque de equipamentos e infraestruturas de apoio (gabinetes, salas, auditório, etc..).

Com a missão de potenciar a capacidade empreendedora dos empresários da região, nomeadamente na promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses coletivos, atuando em particular ao nível dos seus Associados, a AECOA regista, ainda, outras parcerias de âmbitos local e regional. Esta rede institucional garantiu uma participação ativa em vários projetos, tais como o ‘Informar Local’, ‘DvNet’, ‘EDV Digital’, ‘Ecoeficiência e Novas Dinâmicas Associativas’, entre outros.

No cômputo geral, desde a sua constituição, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis segue uma estratégia de aproximação a outras instituições públicas e privadas, e, com estas, atua a dois níveis, mediante protocolos de colaboração ou mesmo representação institucional, com destaque para:

1. Nível Sub-Regional:

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Universidade de Aveiro

ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto

AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro

CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica

Squédio – Empresa representante da marca Solidworks

2. Nível Nacional:

Conselho Empresarial do Norte (CEN)

Conselho Superior Associativo da AEP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

Associação Comercial do Porto – Câmara de Comércio e Indústria do Porto (ACP-CCIP)

Objetivos

No quadro do plano atual das suas competências, constituem objetivos da AECOA:

Atuar com proximidade junto dos órgãos regionais e nacionais competentes, de forma a ser porta-voz das preocupações e anseios dos seus Associados, em áreas como a fiscal, financeira, laboral, qualidade e investimentos.

Fomentar atividades de promoção das empresas Associadas e da economia regional, no mercado nacional e internacional.

Proporcionar um serviço de informação empresarial atualizado, capaz de divulgar oportunidades de negócio, serviços e informações de suporte à gestão das empresas associadas.

Intervir na negociação em áreas de interesse, que possam afetar a competitividade dos produtos e serviços das empresas associadas, no mercado nacional e internacional, com particular ênfase na inovação organizacional e gestão, e TIC’s.

Prestar serviços técnicos de apoio aos Associados na área jurídica, de suporte à gestão, marketing, formação, qualidade, ambiente, higiene e segurança, e incentivos ao investimento das empresas.

Criar e apoiar infraestruturas de suporte às atividades das empresas e ao crescimento da economia regional.

Promover e desenvolver a investigação aplicada em tecnologias industriais e de informação, bem como a qualificação dos recursos humanos.

 

Entidade Formadora

Em 2005, a AECOA tornou-se Entidade Formadora Acreditada pelo IFQ e, desde 2013, é Entidade Formadora certificada pela DGERT. Neste âmbito, disponibiliza-se para conceder todo o apoio e aconselhamento na coordenação de projetos formativos em áreas específicas das empresas.

 

Atividades e projetos

A AECOA tem uma vocação multissetorial B2B, com maior incidência nos setores industriais, de comércio e de serviços às empresas. Com esta matriz, encontra-se localizada num epicentro económico forte e é a única associação com estas caraterísticas fora de Aveiro e do Porto.

O historial da atividade da AECOA, nos anos mais recentes, atesta a sua capacitação para a promoção e acompanhamento de projetos e programas apoiados por fundos nacionais e/ou europeus. Disso são exemplos:

– Em 2004/2005, ao abrigo do ON 2.5, a AECOA implementou o Programa de Formação Ação com 20 empresas: sendo 4 microempresas, 15 pequenas empresas e 1 média empresa.

– Em 2010/2012, no âmbito do Programa QREN, foi promotora do Programa Formação PME da AEP. Tratou-se de um programa de Formação Ação, que envolveu 36 empresários das regiões Centro e Norte do País.

Atualmente, a AECOA tem em execução quatro Projetos Portugal 2020: Dois Projetos conjuntos (promotor) e dois projetos SIAC (copromotor)

– Em 2016, foi apresentada candidatura ao Aviso n.º 22/SI/2016 – Sistema de Incentivos ‘Qualificação das PME’s’ (projetos conjuntos), cujo termo de aceitação foi submetido em finais desse mesmo ano. Com a designação de ‘Qualifica Plus’, este projeto está em curso e prevê o apoio a investimentos individuais a 25 empresas em quatro domínios de competitividade: Inovação Organizacional e Gestão; Economia Digital e TIC’s; Criação de Marcas e design; e Qualidade.

– Em 2017, a AECOA viu aprovada uma candidatura para um novo programa de Formação Ação (‘Move PME’), agora em contexto do Portugal 2020 (Eixo III do POCI/Compete 2020), pelo organismo intermédio CCI/AIP. Este projeto está a decorrer e envolve 60 empresas em quatro áreas temáticas: Organização e Gestão; Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação, outros); Internacionalização; Economia Digital e TIC’s.

– Também em 2017, a Associação Empresarial de Águeda, em copromoção com AECOA, candidata o projeto “Qualifica&Compete – Qualificação para a Competitividade da Indústria ‘Home&Office’” – Aviso n.º 03 /SIAC/2017, aprovado no início do ano corrente. Este visa a especialização inteligente e qualificação da fileira ‘Casa&Escritório’ do Norte e Centro do País, com foco nas prioridades do futuro definidas pelos centros de decisão do mercado europeu. O “Qualifica&Compete” centra a sua atenção, sobretudo, em setores como as utilidades e equipamentos elétricos; têxtil e mobiliário; louças e produtos metálicos; iluminação, e cerâmica.

– Desde o ano de 2017, também a decorrer encontra-se o projeto ‘Dinamização do empreendedorismo e criação do Conselho Estratégico Empresarial de Terras de Santa Maria’, uma candidatura cujo promotor é a ADRITEM e os copromotores a AECOA e a Universidade Católica.

Este ano de 2018, a Associação candidatou-se a novo projeto no âmbito do Aviso 15/SI/2018 –  Sistema de Incentivos Qualificação das PME | Projetos Conjuntos – Portugal 2020. Aguarda a sua aprovação.

 

Outras ações desenvolvidas

Formação SolidWorks: A AECOA ministra Cursos de SolidWorks Básico e Avançado para técnicos de empresas que utilizam esse programa.

Gabinete ‘Portugal 2020’. Este disponibiliza informação e aconselhamento às empresas interessadas a concorrer a investimentos financiados pelos fundos comunitários em vigor; estuda a viabilidade do respetivo projeto e submete a candidatura ao Portugal 2020.

Participação em programas de gestão de energia. Em 2016 participou com a VPS Energy na dinamização do Projeto “Galp Energy Manager” financiado pela ERSE, com divulgação e promoção junto de empresas industriais, com 10 empresas de Oliveira de Azeméis aderentes ao Programa

Protocolo com a ACP-CCIP para a emissão de certificados de origem das mercadorias a taxas mais vantajosas para Associados da AECOA

AECOA em 2017 foi um dos convidados e participantes do ISE no Focus Group, no âmbito do projeto europeu B-AIMBlended International Mobility.

– Ciclo de Formação ‘Exportar’. A AECOA realiza workshops, mensalmente, de quatro horas sobre temáticas relacionadas com o comércio internacional: Procedimentos aduaneiros e fiscais de importação e exportação; Logística de exportação – embalagens, transportes e seguro; Compreender e aplicar os INCOTERMS 2010; Métodos e meios de pagamento na exportação; Participar em feiras internacionais; Questões culturais e negociação internacional; Documentação, procedimentos e técnicas de exportação; Riscos na exportação – Identificar e mitigar; Marketing de exportação. Os participantes tem vindo um pouco de toda a região do Entre Douro e Vouga, Sever do Vouga e Ovar.