Manuel Heitor na ESAN

O titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visitou a ESAN e ficou a conhecer as últimas novidades da AECOA.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, defendeu, no passado dia 06 de julho, no politécnico da Universidade de Aveiro (UA) em Oliveira de Azeméis, que o “processo de transformação da indústria” está em marcha rumo ao futuro, graças à ação de instituições de ensino como a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), que nesse dia visitou. Trata-se de uma unidade académica criada em 2008 em Oliveira de Azeméis, que foi transferida para novas instalações construídas de raiz no Parque do Cercal, também deste concelho, e em cuja edificação a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) possui a sua sede atualmente.

Na visita detalhada às salas, laboratórios, biblioteca, bar/refeitório e demais espaços da ESAN, Manuel Heitor apercebeu-se da grandeza desta unidade e da sua importância no desenvolvimento sustentável do parque empresarial oliveirense e, de um modo geral, da economia regional e nacional. Esta mesma ideia ficou patente aquando a sua passagem pelos gabinetes 01 e 02, onde está sedeada a AECOA. Da Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, o governante levou ‘debaixo do braço’ a ‘newsletter’ mais recente, através da qual pôde apreciar os nossos atuais projetos e iniciativas, bem como o facto de sermos uma entidade formadora certificada.

Ao centro, o presidente da AECOA, António da Silva Rodrigues, e o seu vice, Manuel Tavares

AECOA representada ao mais alto nível

Recebido pelo reitor da UA e pelo diretor, Paulo Jorge Ferreira e Martinho Oliveira, respetivamente, e demais pessoal docente e não docente da ESAN, o ministro teve ainda à sua espera o presidente e a vereadora da Ciência e Ensino da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira e Inês Lamego, bem como o presidente e o vice-presidente da AECOA, António da Silva Rodrigues e Manuel Tavares, entre outros. A comitiva teve, neste dia, a oportunidade de presenciar ainda a assinatura do protocolo de colaboração entre a também denominada Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia da Produção de Aveiro-Norte (ESAN) e o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC) da UA: Este prevê a apresentação conjunta de um portefólio das competências, único e integrado, disponível nas páginas da web de ambas as entidades. Mediante este acordo, as partes protocoladas têm ainda de criar um grupo de acompanhamento para identificar e incrementar formas de cooperação nas áreas do ensino, investigação e transferência de conhecimento, nomeadamente junto do tecido empresarial da região e do ensino secundário.

Assinatura do protocolo de colaboração por Martinho Oliveira (ESAN) e por Rui Silva (DEMaC).

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *